Abin culpa governo Lula pelos eventos de 8 de janeiro
responsabilidade do Governo Lula nos atos do dia 08 de janeiro.
Dando início aos trabalhos em 2024, o deputado Coronel Meira (PL-PE) apresentou, nesta segunda-feira, 05, um Requerimento de Informação para ter acesso ao relatório da Agência Brasileira de Inteligência- ABIN, que apontaria responsabilidade do Governo Lula nos atos do dia 08 de janeiro.
Segundo o parlamentar, o documento foi produzido pelo então diretor adjunto, o Delegado da Polícia Federal Alessandro Moretti, que recentemente foi demitido por Lula.
"O material, se confirmado, segundo reportagem da revista Veja, é gravíssimo, indicando que não apenas o Governo Lula foi omisso no dia 08, como também atuou diretamente para eliminar qualquer material ou documento que pudesse comprovar sua responsabilidade", afirma.
“É motivo de IMPEACHTMENT, restando saber, caso comprovado, o real envolvimento de cada um. O parecer da ressonância ao que, nós da oposição, sempre defendemos, que o governo foi negligente diante das ameaças de ataques obtidas por órgãos de inteligência na véspera dos atos.”, afirma o deputado bolsonarista.
"O documento responsabiliza os chefes do Ministério da Justiça, Sr. Flávio Dino, e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sr. Gonçalves Dias, pela quebradeira na sede dos Três Poderes. Essa revelação é gravíssima e pode ser o motivo do desespero de Lula em querer criar uma cortina de fumaça.”
O requerimento pede os seguintes esclarecimentos
1. Quais medidas foram tomadas em relação aos membros do Poder Executivo apontados como responsáveis pelos ataques, após o conhecimento do conteúdo do relatório?
2. A exoneração do Delegado Federal Alessandro Moretti tem relação com a produção do referido documento?
3. Por quais fatos e quais membros do Governo Federal foram responsabilizados?
Comentários (0)